Desafios para o Setor de Turismo após a pandemia
O setor turismo, desde a pandemia, é o que mais foi impactado, com prejuízo de R$3,9 bilhões em todo o país, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.
Diante desse cenário, várias empresas estão se reinventando e adotando estratégicas virtuais como o “turismo digital”, que são passeios que podem ser realizados por um clique, por exemplo conhecer o Museu Canadense dos Direitos Humanos.
Mas, esses passeios digitais não substituem a viagem presencial. De acordo com um estudo da FGV Projetos, a volta do turismo presencial se dará em três etapas: a primeira pelas viagens essenciais, saúde, visita a parentes após o surto, a segunda etapa será de viagens de lazer e trabalho e a terceira a volta de eventos corporativos e culturais e o início do turismo internacional.
O desafio para esse setor são os referentes aos cuidados sanitários e controles de números de visitantes. Aqueles que derem um passo em busca da transformação digital para divulgar os espaços e tiverem seriedade com as questões sanitárias oferecendo segurança ao turista vão entender melhor o público e oferecer experiências melhores e mais focadas e, automaticamente, vão crescer mais.